Nutrição de plantas via fertirrigação

Ao dissolver fertilizantes em água no sistema de irrigação das lavouras, os agricultores conseguem trabalhar com a técnica de fertirrigação para manter o plantio hidratado e forte. Deste modo, é possível fornecer os nutrientes ideais à lavoura de forma rápida e contínua, na quantidade adequada.
Esse procedimento é também muito aplicado em solos áridos ou arenosos, que possuem poucos nutrientes e não auxiliam no desenvolvimento do plantio. As culturas, como as de hortaliças, são as que mais se beneficiam porque são perenes e de ciclo rápido, facilitando a absorção dos fertilizantes nas raízes.
- O que é fertirrigação e como ela funciona?
- Vantagens da fertirrigação em relação à irrigação e fertilização tradicionais
- Benefícios específicos da fertirrigação para diferentes culturas
- Nutrição das plantas e o papel essencial da fertirrigação
- Boas práticas para otimizar os resultados da fertirrigação
O que é fertirrigação e como ela funciona?
A fertirrigação é a aplicação do adubo diluído na irrigação para molhar as plantas e facilitar a entrada dos componentes às raízes. O fornecimento de água é dosado e feito especialmente em momentos adequados para manter a qualidade do plantio e garantir que este permaneça saudável.
No entanto, para a fertirrigação ser feita corretamente, é essencial trabalhar com a técnica de gotejamento. Quando ela é bem posicionada, fornece a quantidade ideal de fertilizante para as plantas. A aplicação por microaspersor não é uma das mais recomendadas, pois os componentes podem não chegar às raízes caso falte um dos equipamentos, já que é necessário ter diversos aspersores para cada uma das plantas.
Vantagens da fertirrigação em relação à irrigação e fertilização tradicionais
A fertilização e irrigação tradicionais, embora auxiliem na nutrição das plantas, não são robustos como a fertirrigação que distribui homogeneamente os nutrientes por todo o plantio e garante que as raízes das lavouras absorvam os componentes. Dessa forma, são reduzidos os danos às plantações e também ao solo, sendo possível controlar perdas de nitrogênio.
Além disso, é possível ter uma economia maior do consumo de água, pois a lavoura é regada com a quantidade de água e nutrientes adequados, assim como evita desperdício por excesso de aplicação. A liberação do líquido é feita apenas no momento exato que as plantas precisam, evitando que o procedimento seja feito a cada pouco.
Benefícios específicos da fertirrigação para diferentes culturas
Com a utilização de fertirrigações regulares, o trabalho do agricultor se torna ainda mais sustentável e a produção não sofre com riscos climáticos, pois não precisa esperar até que chova para receber a hidratação necessária. Os demais benefícios proporcionados a algumas culturas como alface, cebola, cenoura, brócolis e morango incluem:
- Manejo equilibrado do solo;
- Redução de mão-de-obra;
- Diminuição de gastos;
- Conservação do solo;
- Fornecimento adequado de adubo às plantas.
O ato de conservar o solo é extremamente importante, por ser dessa forma que se pode diminuir a concentração de sedimentos. Assim, a colheita consegue ter um bom desenvolvimento porque a água tem mais facilidade para penetrar na terra e fornecer os nutrientes fundamentais para as culturas.
Nutrição das plantas e o papel essencial da fertirrigação
Nutrir as plantas regularmente é essencial para garantir que tenham um bom desenvolvimento, por isso, é necessário escolher os produtos adequados para garantir que a colheita consiga ficar ainda mais forte e evoluir. Através desse importante procedimento, é possível fornecer a quantidade ideal de nutrientes para as plantas, evitar desperdícios em algumas culturas como a de maçã, pêssego, milho ou soja.
As plantações que possuem dificuldades para se desenvolver e se encontram enfraquecidas por deficiência de manganês, podem ser fertirrigadas, por exemplo. Isto porque o produto possui alta concentração desse mineral, auxilia a manter o solo estável e pode ser aplicado nas culturas resistentes ao glifosato.
Boas práticas para otimizar os resultados da fertirrigação
Para otimizar os resultados, verifique adequadamente o tipo de solo presente em sua propriedade com auxílio de um agrônomo experiente para entender a quantidade adequada de nutrientes que o plantio precisa. Dessa forma, você consegue escolher os produtos da linha BioGain, Micromix ou GeoQuel, da Rigrantec, para aplicar nas plantas
É essencial contar com um bom profissional para te auxiliar! É através dele que se pode saber qual a quantidade ideal de fertilizante e de água e se os compostos presentes no produto não causarão saturação ou desequilíbrio do pH do solo.No catálogo da Rigrantec, você encontra os melhores produtos para realizar a nutrição das plantas adequadamente e garantir que a lavoura receba os nutrientes necessários para terem um bom desenvolvimento. Escolha a embalagem disponível entre 1 kg, 12X1 kg ou 4X5 kg, faça o seu cadastro e receba em poucos dias o produto no seu endereço!
Espero que o conteúdo sobre Nutrição de plantas via fertirrigação tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Natureza e Pet